Sunday 11 November 2012

Ambiguidade x Anfibologia

A ambiguidade e a anfibologia ocorrem quando há uma duplicidade de sentido em uma construção sintática. Ou seja, quando há mais de uma interpretação, o enunciado poderá ser ambíguo ou anfibológico.
Em nossas pesquisas, não achamos tantas diferenças entre esses dois termos. O que realmente os difere é que quando uma frase construída adquire duplicidade de sentidos de forma não intencional, dá-se o nome de vícios de linguagem; enquanto a anfibologia passa a ser chamada de falácia (argumento logicamente inconsistente).
Uma vez que a anfibologia ou a ambiguidade está estreitamente associada à sintaxe, isto é, à posição e organização das palavras dentro de um enunciado, à relação delas entre si e, de um modo geral, à construção das frases, a ocorrência dessa falácia ou desse vício de linguagem assumirá diferentes formas de acordo com a língua de que se trate, pois cada idioma possui sua própria estrutura e sua sintaxe.

Exemplos
1) Uso de sujeito posposto a verbo que seja transitivo direto: Venceu o Brasil a Argentina - Quem foi o vencedor: o Brasil ou a Argentina?
2) Uso de pronome possessivo na terceira pessoa - "seu", "seus", "sua", "suas" - (é um uso que, se o escritor não estiver atento, frequentemente produz ambiguidade): Meu pai foi à casa de José em seu carro - No carro de quem, de José ou do pai?
3) Uso de certas comparações: Na década de 70, os jogadores do Vasco não levavam os treinos a sério, como acontecia no Cruzeiro. - O que acontecia no Cruzeiro? O autor da frase quis equiparar os jogadores do Cruzeiro aos do Vasco ou, ao contrário, quis fazer uma oposição, afirmando que os cruzeirenses levavam os treinos a sério, diferentemente dos vascaínos?
4) Uso da preposição "de" em certos casos entre dois substantivos - as preposições também são frequentemente fonte de ambiguidade: Onde está a cadela da sua mãe? - Está-se referindo à cadela que pertence à mãe ou está-se a insultando?
5) Uso do verbo deixar: João deixou as pessoas felizes. - João deixou felizes as pessoas ou deixou as pessoas que eram felizes?

(Exemplos retirados do wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anfibologia)

No comments:

Post a Comment